segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Você sabe o que é um alimento ORGÂNICO? O que ele faz pela sua saúde?


Em novembro/2010 a Veja publicou uma excelente matéria a respeito dessa alimentação, que outrora no passado foi um modismo de hippies, e hoje já movimenta cerca de 51 bilhões de dólares no mercado mundial e no Brasil ao redor de 500 milhões de reais.

Neste ano, por iniciativa do governo federal um produto para ser considerado orgânico terá de ser certificado por uma empresa ou entidade credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento (Mapa), um controle de qualidade inédito até então no país. A médio prazo com programas de incentivo os custos tendem a diminuir, o que facilitará o abastecimento.

Mas o que vem a ser o termo orgânico? Alimento orgânico é aquele produzido, cultivado sem aditivos químicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas, etc). Há muita polêmica em torno do assunto porque estamos falando de economia; mas em termos nutricionais sabe-se cientificamente que é comprovado que plantas orgânicas contém/conservam mais micronutrientes e que a carne de animais criados soltos, sem uso de hormônios artificiais, antibióticos (segundo preceito orgânico), possuem mais ácidos graxos poli-insaturados (bons para o sistema cardiovascular). Segundo estudo conduzido por Denis Lairon, bioquímico da Faculdade de Medicina de Marselha, na França, para a Agência Francesa de Segurança Sanitária.

E qual a importância ou deveria ser a preocupação de nós consumidores antes do alimento chegar ao nosso prato? Se pudéssemos voltar ao tempo por incentivo de nossos avós, e cultivar em casa hortas orgânicas, possivelmente estaríamos nutrindo melhor nosso corpo. Segundo Fábio Gomes, analista de programas nutricionais para controle de câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, relata que estudos têm indicado que as substâncias antioxidantes presentes naturalmente nas frutas, legumes e verduras aparecem em maior concentração nos alimentos orgânicos.

Os alimentos produzidos de maneira convencional apesar de defenderem que os resíduos de pesticidas são toleráveis dentro de uma zona de segurança, sabe-se que existe uma relação entre consumo de agrotóxicos e distúrbios neurológicos, endocrinológicos, câncer, etc.

Uma dica: prefira alimentos orgânicos da safra da estação - o preço poderá ser menor até mesmo que um alimento convencional. Mas não hesite, o ideal é pesquisar preços!

Por exemplo sabe-se que dentre os itens alimentares mais consumidos pelos brasileiros (ARROZ, FEIJÃO, TOMATE, ALFACE, PIMENTÃO, LARANJA, MAÇÃ) em 2009, apresentaram resultados preocupantes indicando contaminação com agrotóxicos!
Portanto, você deve sim se preocupar com a origem dos alimentos, e não sair às compras com pressa para pegar na gôndola e na prateleira o primeiro produto à vista! PESQUISE SEMPRE, LEIA RÓTULOS!!!

E lembre-se aquilo que sua família mais come é o que pode causar prejuízo a saúde, portanto se puder investir na sua saúde: prefira legumes, frutas e verduras orgânicos! Uma vez ou outra não há problema de ingerir um alimento cultivado tradicionalmente, o problema é fazer disso um hábito.

Um importante estudo de revisão dirigido pelo departamento de nutrição e biociência da Suécia, junto  ao Fórum de alimentação funcional e Depto de Bioquímica e Química alimentar da Finlândia (publicado  no Journal of Molecular Endocrinology 2009,43, 1–10), demonstra como todo excesso "químico-tóxico" da alimentação cultivada tradicionalmente com agrotóxicos ou xenobióticos (são desruptores químicos-endócrinos (em inglês EDCs - endocrine disruptive chemicals) no desenvolvimento de doenças, em outras palavras, é como afirmar que quando ingerimos agrotóxicos ligamos um interruptor no nosso organismo, que sinaliza o desenvolvimento de uma doença (principalmente quando já possuímos uma predisposição genética, o que chamamos de polimorfismo). Ex: Se você possui histórico familiar de Cancer e não se preocupa muito com o que coloca no prato, digamos que a chance de desenvolver a doença é infinitamente maior!
O estudo mostra uma relação entre consumo de agrotóxicos com o desenvolvimento de Cancer, Diabetes tipo 2, Distúrbios endócrinos e de reprodução! As revisões evidenciam que a exposição a EDCs interferem na sinalização núclear molecular de hormônios, sem preencher o receptor na sua totalidade, o que faz com que o organismo expresse um sinal desregulado, modificado, estando este relacionado com o mal funcionamento celular no desenvolvimento de doenças metabólicas, interferindo no sistema nervoso central e imunológico. 

Posteriormente falarei especificamente dos Xenobióticos mais comuns na nossa alimentação!

Veja também a opinião descrita neste blog sobre xenobióticos (baseado na doutrina de Michael Polan,- guru americano do comer bem- defensor xiita de hábitos do passado -, às exigências do cotidiano)http://emdefesadacomida.blogspot.com/2010/12/os-xenobioticos-causam-danos-aos.html

Lembre-se você escolhe o combustível que seu corpo vai usar, e se ele estiver adulterado, sua "máquina" pode apresentar problemas de funcionamento...só não espere seu corpo sinalizar, porque muitas doenças são extremamente SILENCIOSAS E FATAIS!


Um grande abraço,

Elaine Vital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares