segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Com a cor do verão!

 
Bronzeamento sem medo!
 

Estamos no verão e a incidência solar neste período é maior, bem como a exposição da pele por parte de nós brasileiros, em geral, também é maior.

Isto significa maior risco de doenças da pele, em especial o câncer de pele. Uma boa forma de se proteger, reduzindo as lesões do DNA das células epidérmicas é consumindo chá verde ou chá branco.

Há muitos trabalhos mostrando a eficácia das catequinas da planta camellia sinensis em reparar o DNA antes que possa ocorrer o desenvolvimento de uma melanoma, via produção e estímulo da interleucina 12, fundamental inclusive para reduzir a inflamação da pele, o que reduz vermelhidão, prurido (coceira), eczemas, e tc.

Aliás, chá verde é importantissimo nesta época para quem tem psoriase, vitiligo, lupus e dermatite atópica. Complete sua alimentação com muitos vegetais coloridos para garantir o aporte de vitamina C, vitamina E e carotenóides, além de sementes oleaginosas para garantir o zinco e o selênio e também a vitamina E, melhorando sua proteção antioxidante contra os raios UVA e UVB. (MAS LEMBRE-SE HÁ CONTRA INDICAÇÕES!!)
Obs: alimentação ajuda mas não faz milagre. Sol com moderação e protetores solares químicos e físicos são fundamentais
______________________________________________________
Não esquecendo que:
 
O SOL TAMBÉM É IMPORTANTE PARA NOSSA SAÚDE! Ele é responsável por transformar a vitamina D em sua forma ativa para que nosso corpo a utilize!
 
 Evitar uma exposição saudável e diária de 15 minutos traz prejuízos ao nosso organismo, especialmente a nossa saúde osséa. Vc sabia?
 
Portanto, prefira os horários de menor incidência de raios UVA e UVB, até 10h da manhã ou após as 16h no período da tarde.
 
E NOS PRIMEIROS 15 MINUTOS EVITE O FILTRO SOLAR, PORQUE ELE IMPEDE A TRANSFORMAÇÃO DA VITAMINA D (NA SUA FORMA ATIVA). Após esse pequeno período, recomenda-se o uso do filtro!
 
Cuide da sua saúde com equilíbrio! Todo excesso ou falta é prejudicial ao funcionamento do seu organismo.
 
A falta de vitamina D, pode desencadear o desenvolvimento de Cancer e Doenças Cardiovasculares (DCV); FRAGILIDADE ÓSSEA e muscular; carência de Cálcio e Fósforo; Demência; Obesidade; Doenças auto-imunes; Psoríase, Hipertensão, Depressão, entre outros.
 
Inclusive você sabia que a FIBROMIALGIA, OSTEOARTRITE, SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO, ENXAQUECA E O DIABETES  tão prensentes nos consultórios médicos, podem estar relacionados com a deficiência dessa vitamina (pelo aumento de citocinas pró-inflamatórias)?
 
A vitamina D também está presente em algumas fontes alimentares: Sendo as melhores fontes - Ovos, peixes, manteiga, cogumelo, óleo de fígado de bacalhau.
 
Portanto usufrua de uma alimentação equlibrada, e uma exposição sadia ao sol! E um brinde ao novo ano de 2011, e ao nosso verão!
 
Um abraço,
 
Elaine Vital.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares