segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INTESTINO: SEU SEGUNDO CÉREBRO!



Bom dia a todos, neste final de semana estudando tive acesso a algumas pesquisas recentes sobre a importância do funcionamento intestinal na manutenção de nossa SAÚDE como um todo!

Um dado muito curioso que quero compartilhar com vocês é um fato muito recorrente no meu consultório. E tem base científica!



PERGUNTA:
VOCÊ SABIA QUE CERCA DE 98% SEROTONINA É ARMAZENADA NO MESENTÉRIO, E NÃO ATUA DIRETAMENTE NO CÉREBRO!
Sabe o que isso significa?
  
TODO indivíduo com CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, fica MAL HUMORADO (daí o termo "ENFESADO - intestino com conteúdo fecal acima do normal", porque há uma diminuição na absorção da SEROTONINA (Hormônio relacionado ao prazer, e bem-estar), já que esse hormônio não atravessa a barreira hematoencefálica (cérebro). Esse quadro recorrente está inclusive relacionado com processos de DEPRESSÃO e BIPOLARIDADE.


Daí a importância de um tratamento individualizado!


LEMBRE-SE: SAÚDE NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE DOENÇA. Alguns sinais clínicos podem ser indícios de MUITAS ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS JÁ INSTALADAS!



PORTANTO, MULHER (sexo com maior predisposição às alterações), CUIDE DO SEU INTESTINO. Mesmo porque mulheres com quadros crônicos de obstipação tendem a desenvolver TPM crônica também, por ciclo VICIOSO!!!!

Aliás, quase TODAS as substâncias que CONTROLAM o CÉREBRO foram identificadas no INTESTINO: NEUROTRANSMISSORES E HORMÔNIOS. Por exemplo: A constipação pode levar a alterações neuroendócrinas nos níveis de T3 e T4 – predispondo o desenvolvimento de alterações NA SUA TIREÓIDE!
Outro dado importantíssimo, segundo a OMS, 60% das doenças têm como base causas nutricionais!

 


PERGUNTA:
VOCÊ SABIA QUE TEMOS MAIS BACTÉRIAS NO NOSSO INTESTINO DO QUE CÉLULAS NO NOSSO CORPO?

Daí a importância de manter a sua integridade intestinal, já que o intestino é a área do corpo humano de MAIOR EXPOSIÇÃO ao meio ambiente, e surpreenda-se INFINITAMENTE MAIS QUE A NOSSA PRÓPRIA PELE !!!!
SE VOCÊ CONVIVE COM A CONSTIPAÇÃO CRÔNICA, SAIBA QUE SEU ORGANISMO POSSUE UM AUMENTO DE TOXICIDADE (porta de entrada para o desenvolvimento de DIVERSAS DOENÇAS!)


Por isso, se você apresenta algum desses sintomas, procure um nutricionista FUNCIONAL (Segundo Consenso de Nutrição Funcional Americana, o número de evacuações deve ocorrer após ingestão alimentar a cada 12-24h):
- Letargia
- Alteração de humor
- Dores de cabeça
- Cansaço Físico
- Perda de memória e dificuldade de concentração
- Diminuição do apetite sexual
- Queda de cabelo, unhas fracas, pele seca
- Sensação de empachamento (plenitude)
- Distensão abdominal (maior formação de gases)
- Sensação de queimação
- Erupitações constantes (pirose)
- Compulsão alimentar (doces, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas e carbonatadas)
- Dormência entre muitos outros.

MOTIVOS SUFICIENTES PARA VOCÊ CUIDAR DO SEU INTESTINO! 

OBS (O EXCESSO DE LAXANTES, MEDICAMENTOS, ALIMENTAÇÃO RICA EM GORDURA, AÇÚCARES, ENTRE MUITOS OUTROS FATORES PODEM INTERFERIR DIRETAMENTE NO SEU INTESTINO).



AGENDE UMA CONSULTA E APRENDA A TRATAR E PREVENIR O MAL FUNCIONAMENTO DE SEU INTESTINO.

Um abraço,

















Moema - 5084-4991 e 2768-0200
Santo André- 4427-8538 e 4432-0113



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nutricionista avalia dieta das estrelas

Pessoal, leiam a mais essa matéria e tenha dicas preciosas de como se alimentam as celebridades e fuja de algumas armadilhas!
Um grande abraço,

Elaine Vital

Nutricionista avalia dieta das estrelas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prós e contra - Opinião nutricional sobre o uso do microondas!


Deixo mais um convite: Hoje apartir das 20h no programa Show Mais (com Dárcio Arruda), onde falarei sobre o uso de microondas na alimentação.


O Show+ é jornalismo de entretenimento, apresentado por Darcio Arruda, ao vivo, tem 2h de duração de segunda a sexta-feira. Jornalismo no horário nobre da televisão brasileira, tendo a participação e interação do telespectador. Uma verdadeira revista eletrônica, na qual cada dia uma página importante é lida e discutida por três convidados. Não há um roteiro de perguntas e a intenção é que se explique o assunto didaticamente. Além disso, todos os programas ficam na íntegra no site da TV+!

 
O programa Show+ é veiculado pela Rede TV+ no canal 14 da NET Digital em São Paulo e na região do ABC e para as cidades do interior paulista: Americana, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Santa Bárbara d'Oeste, Araras, Hortolândia, Rio Claro, Sumaré, Limeira, São Carlos, para os municípios do Rio de Janeiro: Niterói e São Gonçalo, para a Baixada Santista: Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Cubatão. O programa também é veiculado, ao vivo, em Porto Alegre , Curitiba e Florianópolis.

Mais informações: www.redetvmais.com.br
 
Um abraço!




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saiba como a sua alimentação pode inclusive prevenir o Câncer!



Para àqueles que não assistiram a dica no programa Revista Mais (canal 8 da Net), do dia 16/fev, segue o link.
http://www.redetvmais.com.br/revistamais/detalhes-programa.asp
(Coloque o cursor no meio do video)


Um abraço!


Elaine Vital
Atendimento Santo André - (11)4427-8538/ 4432-0113
Atendimento Moema - (11)2768-0200/ 5084-4991

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bolinho e velinhas para comemorar!




Queria agradecer o carinho de todos pelas mais de 4000 visitas ao blog!
Pra vcs um pedaço de bolo de nozes, com chocolate amargo e framboesas!!! ;)
Fico muito feliz de contribuir para a saúde de todos!

Um grande abraço,

FLAVONÓIDES - antioxidantes essenciais no combate a doenças e envelhecimento!

Você sabia que os pigmentos contidos na maioria dos vegetais de sua alimentação contém flavonóides?
E portanto, a história de que quanto mais colorido seu prato e mais variada sua dieta, é uma excelente dica para quem almeja maiores efeitos antioxidantes no seu organismo.

Para quem desconhece o termo, anti-oxidante, são substâncias químicas presente em alimentos e plantas, capazes de diminuir a ação deletéria de radicais livres no nosso organismo - maiores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e envelhecimento!

Anote as melhores fontes e inclua no seu cardápio, mudanças simples que podem fazer a diferença na sua saúde e beleza. Segundo o Jornal Europeu de Nutrição Clínica de 2010, foram identificados mais de 100 fontes alimentares ricas em polifenóis (capazes de interferirem na diminuição da expressão do NFKb, e portanto, na diminuição de mais de 120 genes PRÓ-INFLAMATÓRIOS):

Folhosos - Alface roxa, Couve, Rúcula, Espinafre (fontes de Quercetina e Kaempferol).
Frutas - Toda família das berrys (Amora, Framboesa),Uva, Jabuticaba, Banana, Tangerina, Goiaba, Manga (fontes de polifenóis).
Legumes e Folhosos - Cebola (fonte de Quercetina), Repolho , Brocólis.
Raízes - Gengibre (Fonte de Gingerol).
Grãos - Café (FILTRADO em papel), linhaça, semente de girassol.
Oleagenosas - Nozes (Ácido Elágico).
Óleos - Azeite extra-virgem.
Chá - Verde (Catequinas).
Especiarias -Cravo, Orégano, Pimenta, Tomilho.

Mas atenção, a concentração de antioxidantes variam de acordo com região de plantio, e estação do ano segundo estudos (Modificado de Huber et al. Alim Nutr. Araraquara ISSN 0103-4235, V19, n.1, p97-108. 2008 , Rev Saúde Pública 2009; 43 (2): 211-8, e IBGE- POF 2002-1003. Tabela de aquisição alimentar domiciliar per capta anual).

E a conservação (local de armazenamento também é importante tanto na sua dispensa, quanto no local da compra). Atente-se a isso! Evite comprar alimentos muito expostos a luz e calor!

Este mesmo trabalho (Eur J Clin Nutr, 2010) demonstra que em porções diárias, o efeito antioxidante mais viável foi obtido através do consumo das frutas avermelhadas (Berrys), seguido da Alcachofra, Café (filtrado em papel), linhaça, chocolate amargo (70%), e por último Avelã!


Um outro trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition (1998; 67:1210-8), demonstrou o potencial antioxidante dos flavonóides, ou seja, o quanto estes interferiam em percentual no dando máximo ao DNA.
O flavonóide que apresentou menor porcentagem, ou seja, apresentou maior atividade antioxidante (maior proteção contra danos oxidativos ao DNA) foi a LUTEOLINA.

Algumas fontes importantes de LUTEOLINA você pode facilmente adicionar diariamente nas suas saladas (anote):  ORÉGANO, TOMILHO E ALCACHOFRA!


Outro dado interessantíssimo, levantado pelo Laboratório Americano (Brunswick Laboratories Wareham MA USA), foi que o CACAU (de preferência ORGÂNICO), teve uma ação antioxidante superior às de frutas.


Portanto reforço a dica, tenha uma alimentação variada e EQUILIBRADA, pois TODO excesso é PREJUDICIAL, inclusive de ANTIOXIDANTES (principalmente de maneira isolada) - isso inclui o Cacau - que a mulherada adora! Mas essa será uma próxima pauta.

Um grande abraço,










 



Consultório SP - Al dos Maracatins, 1435 - Moema - (11) 5084.4991 e 2768.0200
Consultório SA - R Almirante Protógenes, 404 - B. Jardim - (11) 4427.8538 e 4432.0113


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