terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FLAVONÓIDES - antioxidantes essenciais no combate a doenças e envelhecimento!

Você sabia que os pigmentos contidos na maioria dos vegetais de sua alimentação contém flavonóides?
E portanto, a história de que quanto mais colorido seu prato e mais variada sua dieta, é uma excelente dica para quem almeja maiores efeitos antioxidantes no seu organismo.

Para quem desconhece o termo, anti-oxidante, são substâncias químicas presente em alimentos e plantas, capazes de diminuir a ação deletéria de radicais livres no nosso organismo - maiores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e envelhecimento!

Anote as melhores fontes e inclua no seu cardápio, mudanças simples que podem fazer a diferença na sua saúde e beleza. Segundo o Jornal Europeu de Nutrição Clínica de 2010, foram identificados mais de 100 fontes alimentares ricas em polifenóis (capazes de interferirem na diminuição da expressão do NFKb, e portanto, na diminuição de mais de 120 genes PRÓ-INFLAMATÓRIOS):

Folhosos - Alface roxa, Couve, Rúcula, Espinafre (fontes de Quercetina e Kaempferol).
Frutas - Toda família das berrys (Amora, Framboesa),Uva, Jabuticaba, Banana, Tangerina, Goiaba, Manga (fontes de polifenóis).
Legumes e Folhosos - Cebola (fonte de Quercetina), Repolho , Brocólis.
Raízes - Gengibre (Fonte de Gingerol).
Grãos - Café (FILTRADO em papel), linhaça, semente de girassol.
Oleagenosas - Nozes (Ácido Elágico).
Óleos - Azeite extra-virgem.
Chá - Verde (Catequinas).
Especiarias -Cravo, Orégano, Pimenta, Tomilho.

Mas atenção, a concentração de antioxidantes variam de acordo com região de plantio, e estação do ano segundo estudos (Modificado de Huber et al. Alim Nutr. Araraquara ISSN 0103-4235, V19, n.1, p97-108. 2008 , Rev Saúde Pública 2009; 43 (2): 211-8, e IBGE- POF 2002-1003. Tabela de aquisição alimentar domiciliar per capta anual).

E a conservação (local de armazenamento também é importante tanto na sua dispensa, quanto no local da compra). Atente-se a isso! Evite comprar alimentos muito expostos a luz e calor!

Este mesmo trabalho (Eur J Clin Nutr, 2010) demonstra que em porções diárias, o efeito antioxidante mais viável foi obtido através do consumo das frutas avermelhadas (Berrys), seguido da Alcachofra, Café (filtrado em papel), linhaça, chocolate amargo (70%), e por último Avelã!


Um outro trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition (1998; 67:1210-8), demonstrou o potencial antioxidante dos flavonóides, ou seja, o quanto estes interferiam em percentual no dando máximo ao DNA.
O flavonóide que apresentou menor porcentagem, ou seja, apresentou maior atividade antioxidante (maior proteção contra danos oxidativos ao DNA) foi a LUTEOLINA.

Algumas fontes importantes de LUTEOLINA você pode facilmente adicionar diariamente nas suas saladas (anote):  ORÉGANO, TOMILHO E ALCACHOFRA!


Outro dado interessantíssimo, levantado pelo Laboratório Americano (Brunswick Laboratories Wareham MA USA), foi que o CACAU (de preferência ORGÂNICO), teve uma ação antioxidante superior às de frutas.


Portanto reforço a dica, tenha uma alimentação variada e EQUILIBRADA, pois TODO excesso é PREJUDICIAL, inclusive de ANTIOXIDANTES (principalmente de maneira isolada) - isso inclui o Cacau - que a mulherada adora! Mas essa será uma próxima pauta.

Um grande abraço,










 



Consultório SP - Al dos Maracatins, 1435 - Moema - (11) 5084.4991 e 2768.0200
Consultório SA - R Almirante Protógenes, 404 - B. Jardim - (11) 4427.8538 e 4432.0113


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares