segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cuidado com a auto-medicação!

1) EFEITOS ORAIS E NO PALADAR/OLFATO:

a) Os fármacos podem alterar o fluxo salivar, causando boca seca, aumento de cáries, estomatite e glossite. Ex: antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, causam boca seca e amarga, ou paladar metálico.

b) Os fármacos podem ser secretados na saliva ex: antibióticos claritromicina entra na saliva, causando paladar amargo.

c) Os fármacos podem suprimir bactérias orais naturais, podendo resultar em candidíase oral. Ex: antibióticos, com a tetraciclina, podem resultar em crescimento excessivo de fungos (ex:candidíase).

d) Os fármacos podem causar digeusia (paladar anormal ou alterado). Ex: metronidazol pode causar paladar metálico na boca.

e) Os fármacos podem danificar células de proliferação rápida. Ex: os efeitos citotóxicos de antineoplásicos, como a cisplatina ou o metotrexato, causam estomatite, glossite e esofagite.

2. EFEITOS GASTROINTESTINAIS:

a) Os fármacos podem irritar a mucosa gástrica, causando desconforto, náuseas, vómitos, sangramentos e ulcerações. Ex: AINE, como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, causa irritação gástrica, às vezes levando a sangramento repentino e grave.

b) Os fármacos podem afectar o peristaltismo intestinal. Ex: os colinérgicos (antipsicóticos, antidepressivos e anti-histamínicos) diminuem os movimentos involuntários dos intestinos, causando obstipação.

c) Os fármacos podem destruir bactérias intestinais benéficas para a nossa digestão. Ex: a ciprofloxacina causa crescimento acelerado do clostridium difficile e resulta em colite pseudomembramanosa.

3. ALTERAÇÕES NO APETITE:

a) Os fármacos podem suprimir o apetite. Ex: os antidepressivos inibidores da reabsorção selectiva da serotonina, como a fluoxetina, podem causar anorexia e perda de peso.

b) Os fármacos podem aumentar o apetite. Ex.: os antidepressivos tricíclicos e a maioria dos antipsicóticos, como a amitriptilina, a olanzapina e a clozapina, estimulam o apetite e o ganho de peso.

ANTES DE INICIAR QUALQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO, LEIA A BULA (Converse com seu médico, sobre efeitos colaterais, e não apenas da principal ação do medicamento).
E PRINCIPALMENTE, EVITE A AUTO-MEDICAÇÃO!!
Não abuse de medicamentos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares