terça-feira, 30 de novembro de 2010

Anvisa traça perfil nutricional dos alimentos processados


19/11/2010
Fonte: CFN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira o estudo "Perfil Nutricional dos Alimentos Processados". O levantamento verificou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.
Segundo a Gerente Geral de Alimentos, Denise de Oliveira, o estudo monitorou os alimentos de maior consumo, principalmente pelo público infantil. A especialista justificou a escolha citando dados do IBGE que mostram o aumento de peso das crianças brasileiras. Em 2009, uma em cada três crianças, na faixa de 5 a 9 anos, estava com sobrepeso, sendo que a obesidade atingiu 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas.
Entre os alimentos pesquisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Algumas marcas têm mais que o dobro da quantidade máxima do mineral recomendada para o consumo diário. A variação de sódio entre as marcas também é grande, chegando a 7,5 nos macarrões instantâneos e a 7,2 nos temperos.
De acordo com o levantamento, a quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. Para a presidente da Anvisa, Maria Cecília Brito, essa oscilação mostra que a indústria brasileira tem possibilidade de produzir alimentos com menores teores de sódio. "Esperamos que com o comunicado de risco, a população entenda que existem opções de alimentos mais saudáveis. Para isso, basta que as pessoas olhem os rótulos", recomenda.


Açúcar
Para medir a variação no teor de açúcar, a Agência analisou os refrigerantes de cola e guaraná, os sucos e os néctares (bebidas com concentração de polpa de fruta entre 20 e 30%). Na análise dos refrigerantes, foi encontrada uma diferença de 1 ponto. Para os sucos, a pesquisa indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior quantidade no suco de uva (14,5 g/100 ml). Nos néctares, os menores índices foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml, contra os 14g/100ml encontrados nos néctares de uva.


Gorduras
Na análise das gorduras saturadas, muitas marcas de alimentos apresentaram teores superiores à média encontrada na respectiva categoria. Na análise das batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média. Nas batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média desse nutriente para o respectivo produto. Já nos salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).


Vale a dica nutricional:
 
1) Não ofereça alimentos industrulizados diariamente ao seus filhos (evite especificamente macarrão instântaneo, salgadinhos e sucos de néctar muito concentrados);
 
2) Inclua frutas, sucos in natura, verduras, grãos e cereais integrais (use a criatividade com pratos coloridos e receitas variadas- ninguém gosta de monotonia, especialmente a alimentar!);
 
3) Alimentação nutritiva não é necessariamente a mais cara, ou a mais trabalhosa no preparo, a diferença está no planejamento!;
 
4) Evite refrigerantes, têmperos prontos, sucos artificiais, adoçantes, bolachas recheadas, balas coloridas, chocolate em excesso na alimentação diária - a quantidade de aditivos químicos, corantes, adoçantes, glutamato de sódio, interferem não só no paladar dos pequenos, como no metabolismo. Há diversos estudos relacionando distúrbios de comportamento de crianças hiperativas com excesso da ingestão de açúcares, etc;
 
5) Alimentos frescos, naturais, e de preferência orgânico (sem agrotóxicos) garantem um crescimento e desenvolvimento adequado a nossa futura geração! PENSE NA SAÚDE DO SEU FILHO! NÃO SE SEDUZA E NEM DEIXE-OS SEREM SEDUZIDOS PELAS CAMPANHAS DE MARKETING ABUSIVAS DE ALIMENTOS!
 
E para finalizar: Pratique atividades ao ar livre sem que possível na companhia deles, e reduza o tempo de televisão, video-game e computador do seu filho(a)!
 
Pode ter certeza que as chances de algum jingle ficar na cabeça deles será bem menor!!
*Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares