segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estresse ENGORDA!!!!


Você pode ficar o dia todo sem comer para tentar diminuir alguns centímetros que ganhou em sua cintura das festas de final de ano ; passar o dia todo malhando na academia; se entupir de remédinhos (de tarja preta; que aquele endócrino da modelo capa da Vogue te receitou)...e acabar o dia ainda mais estressada e frustrada desde o momento que acordou!

Você conhece alguém assim? Se identificou?  É muito provável que você esteja sofrendo com um turbilhão de mudanças hormonais pela ansiedade por emagrecer, e o resultado disso pode ser desastroso para sua saúde... e isso pode também ser notado na sua balança, e o mais relevante nos seus depósitos de gordura!

Nós seres humanos, assim como os animais, temos uma resposta ao estresse chamada de reação de luta ou fuga, onde: Há uma aceleração em nossa respiração,aumento da pressão arterial, com transferência de oxigênio  da parte superior do corpo para as regiões inferiores, preparando-nos para correr. As glândulas adrenais , ou supra-renais (localizadas acima dos rins e responsáveis pelo controle do estresse e do equilíbrio hídrico), secretam adrenalina e cortisol (hormônios do estresse) na corrente sanguínea, causando essa cadeia de eventos. Essa resposta também ocorre para aumentar os níveis de gordura, açúcar e insulina no sangue.

Choca saber o que acontece com o peso de ratos amarrados sob estresse: estudos demonstram que sem nenhum aumento no consumo de calorias (na verdade, eles comem menos) ou diminuição no gasto de energia (eles até gastam mais energia, pois tentam se libertar), os ratos engordam. Ou seja, comem menos, se exercitam mais e ganham peso. É ISSO MESMO, ELES ENGORDAM APENAS COM ESTRESSE.

Nos seres humanos, embora não vivamos 100% de situações reais de perigo, nossa complexa psicologia, aciona uma tensão, que na realidade tem impacto muito pequeno em nossa segurança física.
Isso é tão comum, que muitas vezes os efeitos do estresse crônico que vivenciamos diariamente passa desapercebido pela maioria: exigências no trabalho, tensão no casamento, horas insuficientes de sono, muitos compromissos, trânsito e falta de tempo... É importante alertar que esse mecanismo, quando acionado com frequência provoca RESISTÊNCIA A INSULINA (uma pauta que discuto bastante em minhas consultas com meus pacientes); o que pode desencadear uma SÍNDROME METABÓLICA.

Daí a grande maioria das mulheres preocupadas com sua estética, recorrem a tratamentos miraculosos e instântaneos, e alguns profissionais inconsequentes seduzidos pelos milagres que alguns medicamentos promete (ÀS CUSTAS DE MUITOS, DIGA-SE MUITOOOOOOSSSS EFEITOS COLATERAIS), tentam minimizar todo o efeito estético causado pelo excesso de estresse, sem ao menos estudar a causa dele.

Essa ligação entre o estresse e a alteração do metabolismo é ainda pouco analisada pela maioria dos médicos, porém já é uma abordagem bastante estudada nas pesquisas científicas. O reconhecimento de que tensão pode ocasionar o aumento de peso nos deixa estarrecidos, mas o fato é que do ponto de vista evolutivo, isso pode ter sentido. O nosso organismo foi projetado para nos PROTEGER em qualquer situação de estresse físico ou psicológico, e uma maneira de fazer isso é conservar o peso. Lembra do homem das cavernas? O corpo armazena gordura para um uso posterior... esse é um exemplo que explica que o corpo com o qual vivemos hoje é o produto de um estilo de vida muito antigo! 

O mecanismo fisilógico e bioquímico que envolve a bola de neve chamada estresse é bastante complexo; e seu estado crônico gera mais complicações, principalmente por desecadear uma SÉRIE DE DESEQUILÍBRIOS HORMONAIS.

Apesar de tudo, para realizar a sintonia fina do metabolismo e falar a linguagem dos genes, precisamos aceitar a verdade: "Se o estresse nos faz engordar, temos que aprender a relaxar..." Mark Hyman, M.D
No estresse o organismo libera um hormônio chamado cortisol, que é responsável pelas respostas psicológicas associadas ao estresse. Estudos demonstram que quando o cortisol é liberado na corrente sanguínea, ficamos menos sensíveis à leptina, o hormônio que transmite a sensação de saciedade ao cérebro. Quando isso acontece, tendemos a comer mais e ter mais vontade de ingerir AÇÚCAR. Isso significa que o organismo não só desacelera o metabolismo quando estamos estressados, como também nos diz para consumir calorias adicionais.

Uma importante relação com o INTESTINO
O cérebro conversa com os intestinos por meio de um "segundo cérebro" ou sistema nervoso entérico (autônomo - formado pelo sistema simpático e parassimpático) - o primeiro é responsável pela reação ao estresse; torna o ritmo dos processos mais lentos, causa o armazenamento de gordura, desacelera o metabolismo, eleva o açúcar no sangue, e provoca AZIA ou REFLUXO (o alimento se desloca para cima no trato digestivo), além de CONSTIPAÇÃO. O segundo, é responsável pela reação de relaxamento. Ajuda na digestão dos alimentos, aumenta a queima de gordura e reduz os níveis de açúcar.
Entendeu porque seu intestino parece párar quando está estressada fora de seu ambiente habitual???

COMO O ESTRESSE AFETA SUA VIDA?
 Se nos últimos 6 meses você apresenta 5 ou mais destes sintomas, procure um profissional capacitado e ATUALIZADO.

1) Apetite aumentado por doces ou salgados;
2) Dificuldade para dormir ou sono interrompido;
3) Olheiras;
4) Dificuldade de concentração;
5) Infecções recorrentes;
6) Retenção líquido;
7) Fraqueza muscular;
8) Necessidade constante de cafeína;
9) Sensação de cansaço ou tontura pela manhã;
10) Se assusta facilmente ou sofre de ataques de pânico (entre outros sintomas)...

A nutrição funcional, é uma ciência que estuda a individualidade bioquímica (baseada na investigação de exames e sinais clínicos, bem como na interação dos alimentos com o organismo). Um tratamento EFETIVO na recuperação da sua saúde como um todo... e não apenas da melhora de sua aparência estética.


Lembre-se disso quando reclamar das suas olheiras ou daquelas indesejáveis gordurinhas (flancos e culotes) no espelho! Nutra seu corpo em primeiro lugar, e o reflexo será de uma aparência saudável!!



Um grande abraço,
Elaine Vital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares