segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO AOS PAIS! Seriam os conservantes, as gorduras saturadas e trans, os corantes dos fast foods que influenciam processos alérgicos em crianças?


Fast foods podem causar asma, rinoconjuntivite e eczema? 
Achados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância – Fase III


*Comer fast-food 3 x/semana pode levar crianças a contrair asma ou eczemas, segundo  pesquisa que analisou padrões de dietas e doenças em 500 mil crianças de mais de 50 países.

Certos alimentos podem aumentar ou diminuir o risco de desenvolvimento da asma, rinoconjuntivite e eczema. 

Neste estudo, foi explorado o impacto da ingestão de certos tipos de alimentos sobre as doenças acima citadas, no Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância – Fase III (Phase Three of the International Study of Asthma and Allergies in Childhood). 

Questionários sobre a prevalência dos sintomas de asma, rinoconjuntivite e eczema, e sobre a frequência e tipos de alimentos ingeridos nos últimos 12 meses foram preenchidos por adolescentes com idades entre 13-14 anos e pelos pais de crianças com idades entre 6-7 anos.

A taxa de probabilidade (TP) foi estimada por meio de regressão logística, ajustando para potenciais confundidores, e de um modelo misto de efeitos aleatorizados. 

Como resultado, foi encontrado que as crianças e adolescentes apresentaram um potente efeito protetor na incidência de asma severa com o consumo de frutas ≥ 3 vezes/ semana (TP 0,86, IC 95% 0,76-0,97; TP 0,89, IC 95% 0,82-0,97, respectivamente). Esses efeitos estão relacionados ao conteúdo de antioxidantes e componentes bioativos que reduzem os efeitos negativos do consumo das fast foods.

LEMBRANDO: A recomendação é 3-5 porções DIÁRIAS de frutas!

No estudo, também pode ser observado um risco aumentado de asma severa nas crianças e adolescentes com o consumo de fast foods ≥ 3 vezes/semana bem como um aumento do risco de rinoconjuntivite severa e eczema severo- cerca de 39% mais riscos de sofrer de asma severa no início da adolescência,  e crianças entre seis a sete anos, tinham 27% a mais de chances de sofrer dessa condição. Padrões similares para ambas faixas etárias foram observados para as análises regionais, e foram consistentes com gênero, classe econômica e sintomas atuais destas três condições. 

As conclusões, publicadas na revista especializada Thorax, afirma que alimentos do tipo fast-food contêm altas doses de gordura TRANS, conhecidos por afetar a imunidade. E em determinados casos, alimentos como leite bovino, ovos, peixe, mariscos, produtos de levedura, nozes e alguns corantes e conservantes, podem agravar os sintomas.



Fonte: VP Consultoria/ BBC Brasil

Referência bibliográfica:
ELLWOOD,P; ASHER, M.I.; GARCIA-MARCOS, L. et al. Do fast foods cause asthma, rhinoconjunctivitis and eczema? Global findings from the International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) Phase Three. Thorax; 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares