terça-feira, 26 de outubro de 2010

Receitas do Programa Dia-a-Dia ... Suco digestivo e laxativo e Suchá Para TPM - Ao vivo em 26/10/10


Boa tarde à todos que acompanharam minha participação hoje (26/10/10) ao vivo, no programa Dia-a-Dia ao lado de Daniel Bork!


Para àqueles que se interesssaram nas receitas, segue abaixo com uma descrição mais completa sobre os efeitos no organismo:






1). SUCO DIGESTIVO e LAXATIVO
  • Ingredientes: 4-5 fatias de Abacaxi, 1 folha (pequena) de couve, 1-2 col (chá) de gengibre ralado fresco, 1 col (sob) rasa de mel, cubos de gelo, e quanto baste de água.
  • Modo de preparo: Liquidificar todos os ingredientes. Sirva a seguir.
  • endimento: 2 - 3 porções.
EFEITOS NO ORGANISMO:

  • Abacaxi (rico em fibras, diurético, facilitador da digestão pela enzima Bromelina; estudos mostram redução de inflamações de muitas causas – ação antinflamatória);
  • Couve (rico em Magnésio, potássio e fibras, e antioxidantes, luteína e beta-caroteno);
  • Gengibre - Zingiber officinale Roscoe  – Principal princípio ativo: Gingerol. Termogênico, diurético e antioxidante, estimula circulação sanguínea, estimula a bile - (alivia indigestão e flatulência, aumenta peristaltismo);
  • Mel (rico em triptofano, ajuda prevenir irritação gástrica, e possui ação antibiótica).

2. SUCHÁ PARA TPM
  • Ingredientes: 1 cubo de clorofila, 200 ml de água de coco, ½ maçã, 2 col (chá) hortelã.
  • Modo de preparo: Preparar infuso de camomila e liquidificar na água de coco, junto a todos os ingredientes. Sirva a seguir
  • Rendimento: 1 porção.
EFEITOS NO ORGANISMO:
  • Clorofila de couve (rico em Magnésio, Potássio e fibras,fonte de cálcio e ferro, vit A ,B12 E VIT C)- tônico, alivia retenção de líquidos, digestiva);
  • Água de coco (diurética, desintoxicante e rica em sais minerais como Magnésio e Potássio – auxilia na hidratação do corpo);
  • Hortelã Mentha Piperita L.- Principal princípio ativo: Mentol e Ácido Rosmarínico. (Analgésica e carminativa – indicada no tratamento de enxaqueca, cólicas, flatulências e fadiga geral);
  • Maçã (rica em fibras, antioxidantes (Vit C) e flavonóides, fonte de triptofano – melhora digestão, quercetina (detoxificante, faz uma faxina nas toxinas do corpo), pectina (fibra) aumenta eliminação das toxinas – Auxilia no controle da vontade de ingerir doce (carboidrato complexo de baixo índice glicêmico) – O açúcar fica mais estável no sangue; fonte de Boro – interfere nos níveis de estrogênio).

Um abraço à todos! E muita saúde!

OBS (Gostaria de alertar que todo tratamento nutricional e fitoterápico, depende de uma microbiota gastrointestinal saudável e funcionante!

Caso você apresente alguma disfunção deste tipo (gastrite, esofagite, obstipação intestinal, má digestão, maior formação de gases,  "queimação", diarréia, presença de alimentos nas fezes, etc), procure ajuda de um profissional nutricionista capacitado! Eu posso te auxiliar!

Caso contrário, qualquer tratamento, seja para emagrecimento, estética ou outra finalidade, poderá ser frustrado).


E lembre-se: não existe nenhum tratamento milagroso... e cada tratamento deve ser personalizado às suas necessidades individuais !














 


http://www.band.com.br/entretenimento/tv/conteudo.asp?ID=375894 
(A matéria ainda não foi postada no link, mas para àqueles que desejam acompanhar as receitas e conteúdos do programa acesse o link)






3 comentários:

  1. olá dra. adorei as receitas dos sucos quero fazer imediatamente, mas gostaria de saber se o chá de hortela pode ser substituido pela propria folha de hostela congelada?
    pois já tenho um pouco de hortela congelada e para mim seria mais facil bater tudo no liuidificador, ao inves de fazer o chá primeiro...

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Você até pode usar as folhas in natura. Mas o princípio ativo das folhas, você extrai melhor através da infusão.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Vital, ótima dica para ajudar no período da TPM, é verdade que as sementes de linhaça também ajudam? Como consumí-las?
    Obrigada,

    Roberta Clarissa (http://www.planodesaude.net/)

    ResponderExcluir

Postagens populares