terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Antes de entrar no ritmo das Festas de final de Ano e férias...planejar o cardápio é importante para não exceder nas escolhas!


Fique de olho nas escolhas, em excesso alguns itens podem comprometer a saúde de quem almeja uma silhueta mais esguia no verão!




 1) Atenção com panetones, biscoitos natalinos e cupcakes
Todas opções são fontes ricas em gorduras e açúcares. Caso faça questão de incluir essas opções no cardápio, tente ao menos incluir frutas in natura, grãos e cereais integrais para compensar o excesso. E preferencialmente os consuma durante o dia, sem muitos recheios

chocotone3 Receitas de Panetones caseiros





2) Cuidado com as frutas secas e principalmente as cristalizadas

No processamento de fabricação das frutas, alguns aditivos e/ou conservantes as tornam menos naturais e portanto "mais indigestas". Algumas com maior concentração de açúcares, é o caso das cristalizadas. Outro problema é que por serem pequenas, podem induzir ao consumo excessivo. O ideal é não ultrapassar 3 unidades/dia. 

 




3) Cuidado com o horário da Ceia!

Pensando que na maioria das vezes as ceias acontecem após 0h, o ideal é planejar a alimentação a cada 3 horas, e antes de ir para Ceia comer algo leve, por exemplo: fruta, salada, sopa... isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos. Caso a estratégia não dê certo, opte por alimentos menos prejudiciais à saúde: tente sempre colocar a maior proporção do prato de folhas (especialmente as verde-escuras) e escolher porções comedidas dos alimentos preferidos, mantendo a disciplina com refrigerantes, vinhos, cervejas, frituras e doces. 




4) Modere nas bebidas alcoólicas! 

Cervejas, caipirinhas, vodca, uísque... Em excesso o álcool interfere no metabolismo das gorduras. Já que o corpo ao tentar eliminar as toxinas do álcool, poupa os outros nutrientes - utiliza-se do acetato como energia, dificultando a queima de gordura. Para matar a sede e hidratar-se, inclua diariamente  água, sucos in natura, água-de-coco e chás. Tomar água melhora a eliminação de  toxinas e a circulação, bem como o sistema renal.




5) Cuidado também com o excesso das oleaginosas

Apesar de serem ricas em gorduras monoinsaturadas (saudáveis), se consumidas em excesso também podem interferir no ganho de gordura corporal. Não ultrapasse 6-8 unidades/dia (Ex: 2 castanhas do Brasil (do Pará), 3 amêndoas, 2 nozes ao longo do dia). Essas sementes são ricas em minerais como Zinco, Selênio, Potássio, Magnésio, Vit E, sendo importantes para o sistema imunológico, saúde da tireoide, e são potentes antioxidantes (combatem radicais livres).
 


6) Cuidado com excesso de farináceos!

Pães, biscoitos, farinha de trigo e massas são carboidratos refinados (açúcares) e, em excesso, alteram os níveis de glicemia no sangue e o metabolismo do hormônio insulina (já que no processo de refino, perdem as fibras, vitaminas, aumentando o índice glicêmico destes alimentos)- podem gerar compulsões alimentares e induzirem ao acúmulo de gordura na silhueta! Prefira opções integrais  e não os consuma mais que 2 vezes ao dia.

*Além disso, todos os itens acima contêm GLÚTEN, uma proteína mal digerida pela maioria das pessoas (já que vivemos num mundo de contaminantes ambientais e temos alterações gastrointestinais) - esse será um post para uma próxima vez! Para resumir - interfere no aumento das células gordurosas!!






7) Gosta de sobremesa? Opte por cacau 70%.

O cacau tem uma maior capacidade antioxidante do que qualquer outro alimento, incluindo o chá verde, chá preto, vinho tinto e mirtilos. Muitos produtos com chocolate amargo com uma elevada porcentagem de cacau (70% ou mais) contêm mais deste tipo de antioxidante! Porém o processamento do cacau pode causar perdas significativas de antioxidantes. Mas evite consumir todos os dias, já que o princípio ativo do Cacau a teobromina, apesar de diversos benefícios a saúde, pode viciar, assim como a cafeína e açúcar presentes no chocolate. Há algumas opções sem açúcar no mercado.



8) RECEITA DE TORTA SAUDÁVEL (em homenagem a uma brilhante colega nutricionista que recentemente faleceu)



TORTA LIGEIRA SEM GLÚTEN E SEM LEITE (Oníria Arruda Figueiredo)

INGREDIENTES DA MASSA:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo de canola ou azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de água
- 1 cebola grande, crua, cortada em gomos grandes
- 2 xícaras (chá) de Mix de Farinha sem glúten
- 1 colher (sobremesa) de sal marinho ou “sal verde”
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

MIX DE FARINHAS SEM GLÚTEN

MEDIDAS PARA PREPARAR FARINHA SEM GLÚTEN:
- 1 kg de farinha de arroz
- 330g de fécula de batata
- 165g de araruta

PREPARO:
- Misturar bem e guardar em potes bem fechados até o momento do uso em suas receitas tradicionais em substituição à farinha de trigo.

SAL VERDE DA MARIA
INGREDIENTES:
- 200 g de dentes de alho (descascados na hora do preparo)
- 500 g de cebola
- 1 pimentão vermelho
- 50 g de gengibre
- 1 maço pequeno de cebolinha verde
- 1 maço pequeno de salsinha
- 1 maço pequeno de manjericão
- 1 maço pequeno de hortelã
- 1 maço pequeno de coentro
- 10 g de folha de louro
- 1 alho poró
- 100 ml de água ou óleo de canola ou azeite (opcional)
- Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 3 a 4 kg)

PREPARO:
- Higienizar os ingredientes
- Picar a cebola e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração
- Colocar a água ou o óleo no liquidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação)
- Bater, aos poucos, todos os temperos (exceto o sal) de modo a formar um suco grosso
- Despejar, aos poucos, à parte, numa vasilha grande, o “suco de tempero” para não exceder a capacidade do copo do liquidificador
- Depois de tudo batido, acrescentar o sal na vasilha com o “suco de tempero”, pouco a pouco, mexendo bem, até dar ponto de pasta e não minar mais água
- Colocar em vidros esterilizados, tampados e armazenar sob refrigeração por até 3 meses

INGREDIENTES DO RECHEIO:
- 2 xícaras (chá) de ervilha (prefira usar a ervilha fresca ou congelada)
- 2 xícaras (chá) de milho (prefira usar o milho fresco ou congelado)
- 1 xícara (chá) de palmito ou champignon (prefira usar fresco ou de embalagens de vidro)
- 1 xícara (chá) de azeitonas verdes ou pretas (prefira as de embalagens de vidro)
- 1 xícara (chá) de molho de tomate (de preferência caseiro)
- 1 colher (chá) de sal marinho ou “sal verde”
- 1 cebola grande picadinha

PREPARO:
- Preparar primeiro o recheio, misturando todos os ingredientes e reservar
- Bater no liquidificador: ovos, óleo, leite de soja, cebola em gomos grandes e o sal- À parte, misturar numa tigela: o Mix de Farinha sem glúten e o fermento em pó
- Misturar bem o líquido do liquidificador sobre a farinha e fermento, formando uma massa homogênea
- Misturar essa massa com o recheio, mexendo com a colher
- Colocar em assadeira untada com óleo e o mix de farinhas e levar assar em forno médio


Um excelente Natal e uma boa entrada de ano para você e sua família: com muita saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares