sexta-feira, 1 de junho de 2012

SUA GORDURA CORPORAL PODE PREDIZER O FUNCIONAMENTO DO SEU CÉREBRO!

No dia 18 de maio pude ministrar uma palestra no IV Congresso Internacional de Medicina Anti-Aging, sobre Alzheimer (DA). Não porque sou super especialista no assunto, mas pelo desafio de relatar a relação do DA com o excesso de peso - motivo de maior procura nos consultórios médicos/nutricionistas (relacionado com aumento de gordura visceral).




Recentemente um trabalho experimental em ratos, publicado em Mar/12, conduzido por Latha Deivi e sua equipe (do departamento de Demência do Instituto Nathan Kline de NY), descobriram o que antes era apenas uma hipótese - que alterações na produção de insulina (relacionado com excesso de peso e Diabetes), está relacionado com maior risco de desenvolvimento da DA. No estudo, ratos modificados geneticamente com a DA, foram induzidos ao Diabetes Melittus pela droga Streptozotocina (STZ). 


Observou-se que a deficiência a insulina não era apenas a consequência, mas a causa da alteração da proteína precussora da placa ß-amilóide (APP), que induziu um up-regulation na BACE1 (local de clivagem da insulina) e por consequência aumentando a formação da placa. Alguns estudos já haviam observado clinicamente melhora na progressão do DA em pacientes diabéticos com AD, em terapia com insulina e anti-diabéticos orais).


A hipótese do estudo, relaciona o efeito na progressão do DA, aos compostos análogos para Glucagon-like-Peptideo1 (GLP-1) - usados no tratatamento DM- facilitando a liberação de insulina e reduzindo a acumulação de placa ß-amilóide –RESGATANDO a plasticidade, aprendizagem e memória no estudo.


PORTANTO: Cuidar da alimentação, restringindo alimentos de alto índice glicêmico, associado ao uso de antioxidantes (entre outras orientações), é potencialmente benéfico para o tratamento do ALZHEIMER, DIABETES E OBESIDADE! (Com base em outros estudo em humanos, ensaios clínicos, e prática clínica)


Um abraço,












www.elainevital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares