segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INTESTINO: SEU SEGUNDO CÉREBRO!



Bom dia a todos, neste final de semana estudando tive acesso a algumas pesquisas recentes sobre a importância do funcionamento intestinal na manutenção de nossa SAÚDE como um todo!

Um dado muito curioso que quero compartilhar com vocês é um fato muito recorrente no meu consultório. E tem base científica!



PERGUNTA:
VOCÊ SABIA QUE CERCA DE 98% SEROTONINA É ARMAZENADA NO MESENTÉRIO, E NÃO ATUA DIRETAMENTE NO CÉREBRO!
Sabe o que isso significa?
  
TODO indivíduo com CONSTIPAÇÃO INTESTINAL, fica MAL HUMORADO (daí o termo "ENFESADO - intestino com conteúdo fecal acima do normal", porque há uma diminuição na absorção da SEROTONINA (Hormônio relacionado ao prazer, e bem-estar), já que esse hormônio não atravessa a barreira hematoencefálica (cérebro). Esse quadro recorrente está inclusive relacionado com processos de DEPRESSÃO e BIPOLARIDADE.


Daí a importância de um tratamento individualizado!


LEMBRE-SE: SAÚDE NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE DOENÇA. Alguns sinais clínicos podem ser indícios de MUITAS ALTERAÇÕES NUTRICIONAIS JÁ INSTALADAS!



PORTANTO, MULHER (sexo com maior predisposição às alterações), CUIDE DO SEU INTESTINO. Mesmo porque mulheres com quadros crônicos de obstipação tendem a desenvolver TPM crônica também, por ciclo VICIOSO!!!!

Aliás, quase TODAS as substâncias que CONTROLAM o CÉREBRO foram identificadas no INTESTINO: NEUROTRANSMISSORES E HORMÔNIOS. Por exemplo: A constipação pode levar a alterações neuroendócrinas nos níveis de T3 e T4 – predispondo o desenvolvimento de alterações NA SUA TIREÓIDE!
Outro dado importantíssimo, segundo a OMS, 60% das doenças têm como base causas nutricionais!

 


PERGUNTA:
VOCÊ SABIA QUE TEMOS MAIS BACTÉRIAS NO NOSSO INTESTINO DO QUE CÉLULAS NO NOSSO CORPO?

Daí a importância de manter a sua integridade intestinal, já que o intestino é a área do corpo humano de MAIOR EXPOSIÇÃO ao meio ambiente, e surpreenda-se INFINITAMENTE MAIS QUE A NOSSA PRÓPRIA PELE !!!!
SE VOCÊ CONVIVE COM A CONSTIPAÇÃO CRÔNICA, SAIBA QUE SEU ORGANISMO POSSUE UM AUMENTO DE TOXICIDADE (porta de entrada para o desenvolvimento de DIVERSAS DOENÇAS!)


Por isso, se você apresenta algum desses sintomas, procure um nutricionista FUNCIONAL (Segundo Consenso de Nutrição Funcional Americana, o número de evacuações deve ocorrer após ingestão alimentar a cada 12-24h):
- Letargia
- Alteração de humor
- Dores de cabeça
- Cansaço Físico
- Perda de memória e dificuldade de concentração
- Diminuição do apetite sexual
- Queda de cabelo, unhas fracas, pele seca
- Sensação de empachamento (plenitude)
- Distensão abdominal (maior formação de gases)
- Sensação de queimação
- Erupitações constantes (pirose)
- Compulsão alimentar (doces, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas e carbonatadas)
- Dormência entre muitos outros.

MOTIVOS SUFICIENTES PARA VOCÊ CUIDAR DO SEU INTESTINO! 

OBS (O EXCESSO DE LAXANTES, MEDICAMENTOS, ALIMENTAÇÃO RICA EM GORDURA, AÇÚCARES, ENTRE MUITOS OUTROS FATORES PODEM INTERFERIR DIRETAMENTE NO SEU INTESTINO).



AGENDE UMA CONSULTA E APRENDA A TRATAR E PREVENIR O MAL FUNCIONAMENTO DE SEU INTESTINO.

Um abraço,

















Moema - 5084-4991 e 2768-0200
Santo André- 4427-8538 e 4432-0113



Um comentário:

  1. Oi Elaine!!
    Li o livro "o cérebro desconhecido" de Helion Polvoa (acho que é assim que escreve), é ótimo!!! é todo sobre pesquisas deste tipo!
    beijos, seu blog está massa!

    ResponderExcluir

Postagens populares