terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CHÁS DA MODA



CHÁ VERDE OU BRANCO?

O chá verde e o chá branco são alimentos que têm sido amplamente discutidos pela mídia devido as suas propriedades benéficas. Entretanto, ainda restam muitas dúvidas sobre as diferenças entre estes chás e qual deve ser escolhido para consumo em associação a uma alimentação saudável.


Tanto o chá verde e o chá branco são produzidos a partir de um processo químico de oxidação (incorretamente chamado de fermentação) das folhas de uma planta chamada Camelia sinensis. Entretanto, a diferença entre estes dois chás é que o chá branco é colhido quando as folhas ainda estão bem jovens, ou seja, o que diferencia é quando as folhas desta planta serão colhidas.


As pesquisas indicam que o chá branco, por ter as folhas mais jovens, possui maior concentração de catequinas, que são as principais substâncias ativas do chá branco e do chá verde. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás. Portanto, os estudos sugerem que, por apresentarem essa maior concentração de catequinas, seu efeito é mais potente. Porém, vale ressaltar que os estudos sobre o consumo de chá branco em humanos são escassos.


As catequinas presentes nos chás obtidos da Camelia sinensis são consideradas potentes antioxidantes e antiinflamatórios, pois inibem a ativação do fator NF-kB, que é um ativador da inflamação. Portanto, o consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Devido ao chá verde e o chá branco apresentarem concentrações de taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra esse prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. Além disso, pela presença de cafeína, é importante que esses chás sejam evitados ser consumidos a noite, para não prejudicar o sono. É importante também lembrar que pessoas com pressão alta devem consultar seu médico antes de consumir o chá verde, pois devido a presença da cafeína, pode promover um aumento na pressão sanguínea deste grupo.

Os estudos indicam que o consumo ideal de chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4-5 xícaras ao dia. Conforme já mencionado, os chás devem ser ingeridos longe das refeições, para não atrapalhar a absorção dos nutrientes, e evitar seu consumo a noite, para não prejudicar o sono, devido a presença de cafeína.
Os chás podem ser preparados em uma quantidade suficiente para ser ingerido ao longo do dia.

* A diluição correta para 1 xícara de água fervida, apenas 2 col (chá) da erva em infusão*
Porém, é importante lembrar que ele nunca deve ser reaquecido. Caso a preferência seja de seu consumo quente, é interessante que ele seja consumido então logo após o seu preparo.
Uma outra opção é misturar com suco de frutas, para aqueles que não apreciam o sabor amargo do chá. Aqui vai uma receita!

Chá verde com abacaxi e cavalinha

(Receita do Programa Get Health - Dra. Vital)
1 col (chá) de chá verde
1 col (chá) de cavalinha
1 fatia de abacaxi
1 col (chá) de mel
1 col (chá) de gengibre
2 cubos de gelo
PS (Meus pacientes adoram essa receita!)

5 comentários:

  1. Oi, acabei de te ver no programa do Daniel
    e gostaria de saber o seguinte: tenho pressão alta, tomo remédio diariamente. Posso tomar o chá verde, pelo menos 1 vez ao dia?E outra coisa. o chá branco emagrece tb?Adorei as dicas dos chás. Muito sucesso pra você.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela materia sobre chá verde. Ja li muito sobre os beneficios desse cha. Mas sua explicação foi otima e me tirou todas as duvidas!
    Obrigada! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi, obrigada pelo carinho de vocês! É muito gratificante saber que meu trabalho aingiu o objetivo!

    Monica com relação ao chá verde, é importante experimentar ingeri-lo pela manhã e após 1 hora aferir a sua pressão arterial. Recomendo que informe seu médico.
    Há outras ervas que possuem tantos benefíficos como o chá verde. É o caso da Garra-do-Diabo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Você menciona na sua matéria para tomar o chá verde longe das principais refeições. Quanto tempo seria este longe: 1 hora, 2 horas 4 horas?
    Ultimamente quando tomo chá verde tenho tido um pouco de azia e queimação. Você tem alguma dica para que isso não ocorra?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi, André, tudo bem? O chá verde, ele também é um irritante gástrico, sendo contra indicado para quem possui alguma disfunção gástrica, como gastrites, esofagites, úlceras, etcs.

    O ideal é que você suspenda o uso, e use camomila que é um carminativo e diminuirá a irritação gástrica. Outra dica: Nunca tome o chá verde em JEJUM, porque ele diminui a glicemia no sangue...podendo desencadear um quadro de hipoglicemia (queda repentina de açúcar no sangue).

    O ideal é que se tome depois ou antes de 1hora do almoço ou lanches (porque o chá verde, pode diminuir a absorção de nutrientes da alimentação)!

    Espero ter ajudado! Um abraço.

    ResponderExcluir

Postagens populares